quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Maresias & São Sebastião (SP)

O litoral norte de São Paulo talvez seja o pedaço mais bonito do litoral brasileiro. A beleza muito presente da exuberante Mata Atlântica, o festival de aves coloridas, várias cachoeiras e as muitas praias de mar verde e águas cristalinas. Impossível não se encantar. Só não vão gostar de São Sebastião aquelas pessoas que gostam de praias asfaltadas, concretadas e com shopping centers. Essas preferem o conforto do Guarujá. O bom de São Sebastião e de Maresias é mesmo curtir a natureza.

Passei quatro dias em São Sebastião Maresias agora no final de junho. Infelizmente os quatro dias com muita chuva, o que definitivamente prejudicou as fotos. Mas em Maresias não tem tempo ruim. O visual dessas praias é bonito até debaixo d´água. São 100 km de praias, enseadas, ilhas

São mais de 30 praias, todas com um visual belíssimo e para todo tipo de gosto. Tem as praias com ondas poderosas, como a Paúba e Maresias, tem as praias de ondas mais suaves, como a Baleia e praias onde nunca quebram ondas como a Barra do Sahy. A maior dificuldade é escolher uma delas. 

A praia mais famosa de São Sebastião é mesmo Maresias, o point paulista que possui uma das melhores ondas do Brasil. Maresias é charmosa, rodeada de montanhas e cheia de mansões em seus 4 kms de areias brancas e mar limpo. É um pouco estranho chegar nas praias onde a orla foi inteiramente vocupada por casarões. O litoral paulista tem muito disso. Embora seja agressivo demais ter a praia toda ocupada por construções de todos os tipos e o povo só chegar até a praia através de passarelas espremidas entre mansões e condomínios, isso não tira a beleza de Maresias. Areias brancas, ondas perfeitas e muita vegetação em toda a orla. Para onde você olha se vê belezas naturais e arquitetônicas. 

Maresias começou a ser frequentada pelos surfistas, que iam até a região atrás de boas ondas e rapidamente ganhou fama e status. A beleza dessa praia e a fama de suas ondas catapultaram Maresias a categoria de um dos points mais quentes do litoral brasileiro. A cidade possui uma boa infraestrutura turística com bares, restaurantes, hotéis, pousadas campings e, dependendo da época, boas casas noturnas.

No verão, Maresias é movimentada, agitada e sempre cheia. No inverno o visual é quase bucólico e as praias são vazias, frequentadas apenas por surfistas, pescadores e pessoas que gostam de curtir bons momentos junto a natureza.

Dica: Como as ondas de Maresias são fortes, é bom tomar cuidado com as crianças. O canto esquerdo da praia é mais calmo, enquanto no canto direito as ondas e as correntezas são mais intensas. 


Barra do Sahy
Maresias
Maresias
Maresias
Maresias
Maresias
Maresias
Maresias
 
Maresias
Maresias
Maresias
 Maresias
 Maresias
Maresias
Maresias
Barra do Sahy
Barra do Sahy

2 comentários:

  1. Olá, adoramos o post. Maresias é um lugar incrivelmente bonito e especial. O que faz com que seja o destino de muitos turistas neste verão. Mas para mostrar que Maresias não é apenas mar e areia, resolvemos fazer um post sobre algumas atividades para fazer em Mareias. Atividades nas quais deixariam a viagem muito mais animada e divertida. Confira: http://www.temporadalivre.com/blog/6-atividades-para-fazer-nas-ferias-em-maresias-sp/

    ResponderExcluir