terça-feira, 17 de setembro de 2013

Horizonte Perdido, Araxá, Minas Gerais


O Horizonte Perdido, em Araxá, Minas Gerais, é uma das melhores rampas de vôo livre do Brasil.

Araxá é uma pequena e simpática cidade do extremo oeste de Minas Gerais. Muito conhecida por suas águas medicinais (sulfurosas e radioativas), por suas terras ricas em minério (nióbio e apatita) e por causa da Dona Beja e do Grande Hotel, que com 33 mil metros quadrados de área construída, já foi um dos maiores hotéis da América Latina. Antigo Cassino, o Grande Hotel hoje funciona como um Spa, oferecendo banhos terapêuticos e medicinais, massagens, sauna e uma enorme e bonita área verde.

Os primeiros habitantes da região foram os índios Araxás, nome que vem da expressão indígena “Um lugar onde primeiro se avista o sol”. Alta, fria e burguesa, como diz o wikipedia, Araxá tem em seu relevo o Cerrado e as Serras e uma beleza natural ímpar. Tucanos, Siriemas e uma enorme quantidade de aves e de animais silvestres podem ser vistos por todo lado.

A mineração é a maior fonte de riquezas da região. As empresas Vale e CBMM exploram a região que é muito rica em minérios e movimentam a economia local e nacional, já que em Araxá está uma das maiores reservas de nióbio do planeta e esse minério é essencial para fazer todas as ligas metálicas.

No ponto mais alto de Araxá, a 25 km do centro da cidade, está o Horizonte Perdido, uma rampa de vôo livre localizada a 1350 metros do nível do mar, no topo da Serra da Bocaina. É nesse local onde acontecem inúmeros eventos da modalidade. Esse local pé muito procurado também pelos ciclistas, jipeiros, motociclistas e pelos admiradores da natureza.  Colado à rampa, fica um restaurante panorâmico, que serve pratos típicos da região e que vende doces e iguarias produzidas na fazenda.

Do alto do morro é possível ter uma magnífica vista de 360 graus para as Serras da Bocaina e da Canastra. O clima é seco, o visual de tirar o fôlego e o silêncio desse lugar é fantástico.

O evento de vôo livre no Horizonte Perdido é um dos pontos altos do ano no Horizonte Perdido, onde mais de cem pilotos nacionais e internacionais disputam o título mais cobiçado do esporte.

Como chegar
A 560 km de SP, 375 km de BH e cerca de 23 km de Araxá. A partir da rodo-via Araxá-Franca, entre no trevo de Tapira a 11 km de Araxá. E, 2 km mais à frente, tem uma entrada para uma estrada de terra indicada por uma placa. São 11 km de estrada de terra em boas condições.

Coordenadas

Latitude:  19°42'29.16"S
Longitude:  46°51'2.00"O










 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário